Barra do Piraí nasceu sob os auspícios de uma nova era econômica do período imperial, nos fins do século XVIII, se fortalecendo no século XIX.
Uma história que surpreende pelos obstáculos existentes na mata virgem e nos seus rios, protagonistas de interesses crescentes rumo ao futuro e que começa a ter forma na ocupação das margens dos rios Paraíba do Sul e Piraí quando, então, se instalam comerciantes, viajantes e desbravadores em busca de novas terras e oportunidades de negócios.
As construções iniciais são um marco histórico para o desenvolvimento deste pedaço de terra pertencente, à época, à Valença, Vassouras e Piraí e onde, com o crescimento gradativo destas terras, a história vai se delineando para o presente mas, não mais com o testemunho de seus prédios, monumentos e praças mas sim com uma avalanche de modernidade econômica que impediu a preservação necessária do seu patrimônio histórico material.
É neste contexto atual que o projeto do inventário do patrimônio histórico de Barra do Piraí e do distrito de Ipiabas torna-se tão necessário para a preservação dos bens imóveis que ainda resistem à ação do tempo e à agressão de um mundo capitalista.
Este inventário se comporá de levantamento histórico e arquitetônico do patrimônio imóvel previamente identificado e demarcado que se interrelaciona através de mapas cartográficos, documentos, registros fotográficos e plantas antigas e atuais com relevância histórica, contemplado em fichas individuais.
A equipe que executa o projeto, através do INETEP – Instituto Nacional de Educação, Tecnologia e Pesquisa, se compõe dos seguintes profissionais (em ordem alfabética):
· Daniel Henrique Braga de Abreu – Produtor Cultural;
· Fernanda Barreto – Pesquisadora;
· Rodrigo Figueiredo Xavier – Arquiteto;
· Simone Alves Reis – Coordenadora.
Conta com os seguintes colaboradores:
· Alexandre Ribeiro Fonseca – Pesquisador e Geógrafo;
· Suerli Costa Oscar – Revisora.
Além da equipe de apoio do INETEP:
- Jorge Roberto Costa – Presidente do Conselho de Administração;
- Luana Menezes – Administrativo;
- Hudson – Informática;
- Ronaldo Verpel - Comercial;
Nenhum comentário:
Postar um comentário